Pesquisar

Manuseio de fogos de artifício requer cuidado e é proibida venda daqueles ruidosos


Fogos são tradicionais no Réveillon, mas a lei proíbe aqueles que fazem barulho. (Foto: banco de dados/Creative Commons)

A queima de fogos, tradicional nas festas de final de ano, principalmente no feriado de Ano Novo, tanto na véspera quanto na virada do ano. O RD traz informações importantes do Corpo de Bombeiros sobre como usar fogos de artifício com segurança e sobre a legislação que regula o setor.

O capitão da PM André Elias, porta-voz dos bombeiros, esclareceu algumas dúvidas sobre o uso de fogos de artifício: “O primeiro passo é procurar uma loja de confiança, que tenha autorização para a comercialização de fogos de artifício, e comprar apenas aqueles que não sejam de estampido, pois esses são proibidos por lei”, explica.

A lei estabelece que o uso de fogos de estampido pode acarretar ao infrator a imposição de multa correspondente a 150 vezes o valor da Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), se a infração for cometida por pessoa física, que equivale a R$ 5.304,00; e pode chegar 4 mil vezes o valor da Ufesp, se for cometida por pessoa jurídica, o que pode levar a multa a R$ 141.440,00.

Para garantir mais segurança ao utilizar fogos de artifício, o capitão André Elias alerta sobre a importância de sempre ler o rótulo do produto, pois todas as embalagens contêm manuais de instrução. Ele também ressalta os cuidados necessários com pessoas que possam ser atingidas pelos fogos: “É muito perigoso, pois os riscos de lesão podem levar até à amputação do membro atingido”, alerta. Além disso, para prestar os primeiros socorros, é necessário estancar o sangue no local do ferimento e acionar o SAMU o mais rápido possível.






Fonte: Reporter Diário

Mais recentes

Rolar para cima