
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, anunciou neste domingo (22/03) que deixará o PSDB para se filiar ao Cidadania. Único tucano eleito na região para comandar uma prefeitura em 2024, Gilvan segue para uma legenda federada ao tucanato. Segundo o chefe do Executivo andreense, a decisão foi tomada coletivamente e não altera seu grupo político na cidade, mas amplia a possibilidade de novas frentes regionais.
“É um passo estratégico dentro de um projeto maior, que continua o mesmo – forte, unido e comprometido com o futuro de nossa região. PSDB e Cidadania estão mais unidos do que nunca seguindo no mesmo caminho, com os mesmos valores e com o mesmo propósito. Com o mesmo grupo e com novas frentes estamos fortalecendo uma aliança que já demonstrou, na prática, que sabe fazer, que sabe entregar resultados e que sabe cuidar das pessoas.”, escreveu o prefeito.
“Essa escolha amplia nossas possibilidades, fortalece nossa atuação e nos prepara para os próximos desafios. Porque o que buscamos é um futuro ainda mais próspero para o Grande ABC. Estamos construindo, juntos, uma região mais forte, mais moderna, mais justa e com mais oportunidades para todos. E esse trabalho continua – com ainda mais união, ainda mais determinação e ainda mais compromisso.”, segue o vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Com a migração de Gilvan para o Cidadania e a saída da deputada estadual Carla Morando, esperada para migrar ao MDB, o PSDB na região tem como seu principal nome o ex-prefeito de Santo André e presidente estadual do tucanato, Paulo Serra. Ainda existe a possibilidade da deputada estadual Ana Carolina Serra realizar o caminho contrário de Ferreira, ainda dentro da janela eleitoral, mas nada foi oficializado até o momento.
A decisão ocorre após o ABC ganhar ainda mais força dentro do Cidadania. O deputado federal Alex Manente foi eleito como presidente nacional do partido, inclusive com uma decisão judicial que ratificou a eleição interna. O vereador de São Bernardo João Viana assumiu a presidência estadual no lugar de Manente.
Futuro
As movimentações são vistas internamente como os detalhes que faltavam para a aproximação efetiva da federação PSDB-Cidadania com o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e sua tentativa de reeleição no comando do Palácio dos Bandeirantes. Nos dois partidos o único nome que segue colocado como opção para uma disputa pelo Governo do Estado é Paulo Serra, porém, o tucano seguirá com sua pré-candidatura a deputado federal.
Confira abaixo o texto completo divulgado por Gilvan Ferreira:
O ABC sempre foi mais do que uma região. Sempre foi símbolo de força, de trabalho, de união e de capacidade de se reinventar. Mas é verdade que, num passado recente, vínhamos perdendo esse protagonismo. O mundo mudou, evoluiu — e nós também precisávamos evoluir.
Nos últimos anos, nossa região iniciou um novo capítulo. Um ciclo iniciado em Santo André e protagonizado por novas lideranças, construído com diálogo, responsabilidade e coragem para fazer diferente. Um novo modelo de gestão, baseado em planejamento, eficiência e compromisso com as pessoas, começou a transformar nossa cidade e nossa região. E os resultados estão aí: retomada de investimentos, geração de empregos e o resgate do protagonismo que sempre foi marca da nossa região.
Esse avanço é fruto de um projeto coletivo, construído por um grupo que acredita no ABC, que conhece sua história e que trabalha, todos os dias, para fazer essa região voltar a brilhar no cenário estadual e nacional.
É com esse mesmo espírito de união e responsabilidade que compartilho uma decisão importante: minha filiação ao partido Cidadania.
Essa não é uma decisão individual. É uma decisão amadurecida, construída em conjunto, com diálogo e alinhamento com grandes lideranças regionais. É um passo estratégico dentro de um projeto maior, que continua o mesmo — forte, unido e comprometido com o futuro da nossa região.
PSDB e Cidadania estão mais unidos do que nunca seguindo no mesmo caminho, com os mesmos valores e com o mesmo propósito.
Com o mesmo grupo e com novas frentes estamos fortalecendo uma aliança que já demonstrou, na prática, que sabe fazer, que sabe entregar resultados e que sabe cuidar das pessoas.
Essa escolha amplia nossas possibilidades, fortalece nossa atuação e nos prepara para os próximos desafios. Porque o que buscamos é um futuro ainda mais próspero para o ABC.
Estamos construindo, juntos, uma região mais forte, mais moderna, mais justa e com mais oportunidades para todos. E esse trabalho continua — com ainda mais união, ainda mais determinação e ainda mais compromisso.
O ABC voltou a ter voz, voltou a crescer e voltou a ser protagonista. E é assim que seguirá: com coragem para avançar, com responsabilidade para decidir e, acima de tudo, com união para fazer acontecer.
Seguimos juntos — e cada vez mais fortes.

