
O Ginásio Poliesportivo da av. Kennedy, em São Bernardo, sediou na manhã deste sábado (17/5) a abertura da II Etapa do Campeonato Estadual de Badminton e Parabadminton. Até este domingo (18/5), 350 atletas participam do torneiro, realizado pela Federação Paulista da modalidade, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
Pelo Campeonato Paulista, os competidores disputam os jogos individuais em duas categorias – jovem (até 18 anos) e aberta (acima de 18 anos). Um dos destaques da competição, que segue até novembro percorrendo cidades de São Paulo, é a inclusão. Entre os 23 atletas de São Bernardo participando do torneio está Geisa de Oliveira, 22 anos, que ganha projeção e aposta no badminton para consolidar sua carreira profissional.
A atleta, que é surda e disputa na categoria convencional, conheceu a modalidade ainda criança, com seis anos de idade. Hoje, ensina o que aprendeu do esporte para crianças no Clube SBB – São Bernardo Badminton, no Rudge Ramos. Neste ano, já garantiu a prata na primeira etapa do Campeonato Estadual de Badminton e Parabadminton, nas categorias simples e dupla.
“Badminton é minha vida”, garante a atleta, que irá competir pela modalidade na Surdolimpíada de Tóquio, no Japão, em novembro. “Meu coração é brasileiro. É de São Bernardo. Será um orgulho representar minha cidade e meu País”, contou Geisa, que participa dos torneios acompanhada da mãe, Francisca de Oliveira, de 53 anos, árbitra de badminton há 10 anos.
Apoio
Manoel Gori, coordenador técnico do SBB (Clube São Bernardo Badminton), explica que, por meio de parceria com a Prefeitura, atletas iniciantes e profissionais têm espaço para treino e apoio para a participação em eventos esportivos. “O SBB tem uma parceria com a Secretaria de Esportes. Todo ano a gente sedia a competição. Neste ano nossa cidade já está na terceira colocação. Importante para difundir o esporte não só em São Bernardo, mas todo o Estado”, concluiu.