
São Bernardo promove avanços na modernização do sistema de transporte público municipal. Na manhã desta terça-feira (08/07), foi realizada a entrega de mais 10 ônibus zero quilômetro, que passam a integrar, de forma gradativa, as linhas 15 e 15A, atendendo a região do bairro Detroit até o Rudge Ramos.
Com essa nova entrega, a cidade alcança a marca de 55 novos ônibus incorporados à frota desde o início da atual gestão. A renovação inclui a substituição integral dos veículos antigos que operavam nessas linhas, promovendo mais conforto, segurança e acessibilidade à população. Houve ainda a adição de novos veículos para complementar linhas de maior movimento. A meta da administração municipal é atingir, até o fim de 2025, 108 novos ônibus, entre substituições e ampliação de frota para atender novas linhas.
Nas próximas semanas, o sistema semafórico do trólebus e das faixas exclusivas para ônibus será integrado ao sistema municipal de faróis, medida que garantirá mais fluidez, agilidade e organização ao tráfego urbano. Ainda durante o evento, foi divulgado que a Prefeitura já está preparando um programa de investimentos em faróis inteligentes, com tecnologia capaz de se adaptar ao fluxo de veículos em tempo real, reforçando a segurança e a eficiência da mobilidade em São Bernardo.
A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, representantes da BR7 Mobilidade e moradores da região. Carone destacou o momento como fundamental para a mobilidade de toda a região: “São mais 10 veículos novos, uma modernização extremamente importante para o município. Estamos na metade das entregas, o que vai trazer mais qualidade no nosso transporte e mais mobilidade para São Bernardo”, avaliou.
Mais conforto, inclusão e sustentabilidade
Os novos ônibus entregues contam com motorização diesel padrão Euro VI, que garante redução na emissão de poluentes e menor impacto ambiental — um avanço importante dentro da política ambiental do município. O modelo escolhido também oferece diferenciais de conforto térmico, como manta isolante térmica no teto e laterais, vidros com proteção contra raios UV e sistema de ar-condicionado.
No quesito tecnologia e inclusão, os veículos trazem tomadas USB em todas as fileiras de assentos, Wi-Fi embarcado e elevadores de acessibilidade, garantindo mais conectividade, comodidade e respeito às necessidades dos usuários, especialmente idosos e pessoas com deficiência.
“A preocupação com a sustentabilidade e a busca por soluções menos agressivas ao meio ambiente são constantes em nossas discussões. Em São Bernardo, a renovação da frota de ônibus é um exemplo concreto desse compromisso, com veículos adaptados para atender a todas as necessidades da população”, reforçou Marcelo Lima.
Além da renovação dos veículos, a Prefeitura de São Bernardo promove melhorias nos pontos de ônibus municipais. As novas estruturas estão sendo instaladas com painéis informativos, QR Code para consulta de horários em tempo real, além de mobiliários urbanos (Mupi) em pontos estratégicos. As paradas seguem o padrão de acessibilidade universal, assegurando a inclusão de todos os usuários.
Atualmente, o sistema de transporte público municipal da cidade conta com 400 ônibus, operando em dezenas de linhas que ligam os bairros ao centro e a regiões estratégicas. A ampliação da frota é mais um passo do programa de melhorias que abrange ainda obras viárias, investimentos em infraestrutura e requalificação urbana.