Pesquisar

Centro Paula Souza seleciona 16 estudantes para intercâmbio cultural


Etec Lauro Gomes, em São Bernardo, tem selecionado para o intercâmbio (Foto: reprodução/CPS)

A edição atual do programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) contempla os selecionados do ano letivo de 2024, com um total de 354 bolsas de estudo: 337 para estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), além de 17 monitores. Os jovens farão cursos de inglês ou espanhol em instituições de ensino na Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. A seleção considerou os alunos com melhor desempenho acadêmico nas modalidades presencial e a distância.

Do ABC, foram selecionados 16 estudantes. Daniel Vyctor Santos da Fonseca, de 17 anos, aluno do Ensino Médio integrado ao técnico em Administração na Etec de Mauá, vai para Manchester. Morador do Jardim Taquarussu, Daniel nunca havia saído do Estado de São Paulo e vê no intercâmbio uma transformação em sua vida. “De vez em quando eu paro e penso: é sério mesmo que poderei viajar a outro país?’”, conta, com entusiasmo.

História semelhante a de Johnny Querino Castro, 17 anos, que cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico em Química na Etec Lauro Gomes, em São Bernardo. E do estudante de Segurança da Informação na Fatec São Caetano, Rafael Sena, rumo a primeira viagem internacional. “Significa muito para mim, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal”, afirma.

Sabrina Luciano, de 16 anos, prestes a completar 17, é aluna do cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática na Etec Jorge Street, em São Caetano. A jovem relembra com emoção o dia em que soube que havia sido aprovada: “Parecia final de Copa do Mundo!”, conta. Para Sabrina, o intercâmbio é a realização de um sonho cultivado desde a infância.

Vivian Viana da Silva, de 19 anos, estuda Informática para Negócios na Fatec de Mauá. Trabalha em uma empresa de filtros industriais e ainda encontra tempo para produzir conteúdo digital com a irmã. “Essa viagem é uma oportunidade incrível pra aprender, crescer e viver algo totalmente novo”, afirma ao agradecer o apoio da família e colegas de trabalho.

Selecionados
Os outros estudantes da região são dos cursos superiores de Tecnologia das Fatecs de Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Mauá. E dos cursos técnicos ou Ensino Médio integrado ao Técnico das Etecs de São Bernardo, São Caetano, Santo André, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.






Fonte: Reporter Diário

Mais recentes

Rolar para cima