
Uma nova série de ataques a ônibus assustou moradores do ABC entre quarta e quinta-feira (17 e 18/07). Ao todo, 17 veículos foram apedrejados em diferentes pontos das cidades de São Bernardo, Santo André e até na capital paulista, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Uma idosa foi atingida por uma pedra, mas passa bem.
Os veículos atingidos pertencem a pelo menos duas empresas, entre elas a Next Mobilidade. Vários dos coletivos danificados aguardavam perícia no Terminal Ferrazópolis, em São Bernardo.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo confirmou que um ônibus do transporte escolar municipal também sofreu vandalismo nesta quinta-feira (18/07). O veículo, que seria usado no transporte de professores, foi atingido por uma pedra por volta das 5h40 nas proximidades do Cenforpe, no bairro Planalto. Não havia passageiros a bordo, e o motorista não se feriu.
Em nota, a administração municipal informa que atua em conjunto com as forças estaduais para reforçar o patrulhamento na região, a fim de ampliar o monitoramento por câmeras e apoiar as investigações, reiterando que repudia “veementemente qualquer ato de violência ou vandalismo”.
Segundo a SSP-SP, os ataques ocorreram principalmente durante o trajeto de ônibus que liga o ABC à região do Sacomã, na zona sul da capital. Todos os casos foram registrados como dano nas delegacias de São Bernardo e Santo André.
Prisões e investigações
O Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) conduz as apurações, que seguem sob sigilo. Oito suspeitos foram presos até o momento, mas as autoridades não divulgaram detalhes sobre as motivações dos ataques ou a possível relação entre os casos.
Enquanto isso, a Polícia Militar intensificou a “Operação Impacto – Proteção a Coletivos”, que visa patrulhar com maior frequência todo o estado, com foco especial na segurança de motoristas, cobradores e passageiros de ônibus.