Pesquisar

São Bernardo inaugura Marco da Paz e entra no roteiro mundial da cultura de paz


Conquista é fruto de luta da ACISBEC e emocionou o idealizador Gaetano Luigi, de 88 anos (Foto: Divulgação)

São Bernardo passou a integrar o roteiro mundial do Marco da Paz neste domingo (1º/03), com a inauguração do monumento na cidade. A obra representa o símbolo de paz, união e fraternidade entre os povos e está instalada na Praça Alberto Eduardo Bellinghausen. A conquista faz parte da luta da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).

A cerimônia reuniu autoridades municipais, representantes de entidades, lideranças empresariais e convidados. O idealizador do projeto, o italiano naturalizado brasileiro Gaetano Luigi, de 88 anos, esteve presente e relembrou a infância durante a Segunda Guerra Mundial.

“O Marco da Paz nasceu porque esse menino tinha oito anos na Segunda Guerra Mundial e cresceu na Itália em meio ao conflito. É pavorosa a presença da violência, principalmente contra os inocentes. Essa é a obra que devemos preservar para fazer realidade a paz e valorizar nossa existência”, afirmou.

Luigi alertou para o cenário mundial atual. “Lamentavelmente estamos à beira de uma terceira guerra, um retrocesso que compromete a qualidade humana. A vaidade é inimiga da qualidade humana”, afiormou.

A inauguração ocorreu após o descerramento da placa inaugural e o badalo do sino pelas autoridades e representantes das entidades envolvidas. Crianças participaram da cerimônia e deixaram mensagens em uma cápsula do tempo, que foi lacrada e será aberta daqui a 20 anos.

No roteiro mundial

O presidente do Instituto Marco da Paz, João Bico de Souza, destacou que São Bernardo passa a ocupar a 44ª posição no roteiro mundial do monumento. Contou que a ideia da implantação na cidade surgiu anos atrás, a partir do então presidente da Acisbec, Valter Moura (in memorian), 33 anos à frente da entidade, e que também foi vice-presidente da Facesp, a federação das associações.

O atual presidente da Acisbec, Valter Moura Júnior, filho de Valter Moura, disse que esse sonho nasceu do pai. “Nasceu do ideal do Instituto da Paz, e hoje estamos realizando. O primeiro passo foi dado, mas daqui para frente depende de todos nós utilizarmos esse espaço para promover eventos, combater a violência e fortalecer a cultura da paz”, afirmou.

Durante a solenidade, Vera Assunta Moura, mãe de Valter Moura Júnior, foi homenageada com um quadro do Marco da Paz e recebeu o diploma Mensageiro da Paz, em reconhecimento ao legado e à dedicação da família à causa.

O prefeito Marcelo Lima destacou a relevância simbólica da iniciativa para o município. “O mais importante é que todo sentido que o Marco da Paz possa ter sempre termina na paz”, disse.






Fonte: Reporter Diário

Mais recentes

Rolar para cima