
Na Câmara de Santo André, o presidente Carlos Ferreira (MDB) defendeu a independência do Legislativo e criticou duramente a imposição de limites para o atendimento de demandas, como a regra de atender apenas cinco solicitações por vereador, que, segundo ele, trava o andamento da cidade e desrespeita o papel do parlamentar como intermediário da população.
Ferreira fez questão de diferenciar o trabalho da equipe do prefeito Gilvan Ferreira (PSDB), a quem reafirmou total apoio, e destacou que a cidade precisa de secretarias alinhadas e eficientes para que o governo funcione plenamente. Ele também criticou setores da oposição que, segundo ele, reclamam de falta de atendimento enquanto votam contra projetos do governo, reforçando que seu compromisso é com o prefeito, mas não com secretários que não atendem às necessidades de Santo André.
Luiz Marinho destaca recorde de jovens contratados por aprendizagem
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que o país registrou quase 70 mil contratações de jovens por aprendizagem profissional no primeiro semestre, crescimento de 18,6% em relação a 2024. O Brasil alcançou 668 mil aprendizes ativos, recorde histórico, e o ministro defendeu a importância do programa em entrevista ao “Bom Dia, Ministro”.
Taka lança programa para reduzir tempo de exames para até 1 hora em Diadema
O prefeito Taka Yamauchi (MDB) inaugura nesta quinta-feira (21/08), em Diadema, o programa Exame sem demora, que reduzirá de seis para até uma hora o tempo de entrega de resultados laboratoriais nas UPAs e pronto-atendimentos da cidade, reforçando a agilidade no atendimento à população.
Vereador propõe projeto em São Caetano de doação de ração em eventos da cidade
O vereador Professor Jander Lira (PSB) protocolou projeto que permite a substituição de doação de alimentos por ração animal em eventos realizados em São Caetano. A proposta busca apoiar ONGs e protetores independentes, estimular a responsabilidade social e fortalecer políticas públicas de proteção animal.
Câmara de S.André debate segurança, zeladoria e proteção à infância em sessões ordinárias
A Câmara de Santo André realizou, nesta terça-feira (19/08), a 43ª e 44ª Sessões Ordinárias do ano, com vereadores apresentando propostas e debates sobre segurança pública, zeladoria urbana, saúde, educação, proteção à infância e cultura. Entre os destaques, Denis Gambá (Solidariedade) e Nino Brandão (Avante) defenderam reforço na segurança dos bairros e melhorias na iluminação, Ricardo Alvarez (PSOL) e Tiago Nogueira (PT) cobraram ações de proteção infantil, e Daniel Buissa (Podemos), com Carlos Ferreira (MDB), propôs campanhas de conscientização sobre riscos da exposição precoce de crianças nas redes sociais.
Clóvis Girardi (PT) apresentou políticas de afroturismo e inclusão escolar, enquanto Igor Bigodinho (Avante) e Denis Gambá (Solidariedade) destacaram a necessidade de revitalização das unidades de saúde. Em zeladoria, parlamentares solicitaram banheiros químicos, revitalização de praças e criticaram o sistema eletrônico de registro de demandas da Prefeitura, defendendo maior autonomia legislativa.

